Ar Condicionado VRF

A tecnologia VRF e VRV

O ar condicionado VRF, que em inglês quer dizer Fluxo de Refrigerante Variável, é a mais moderna tecnologia de condicionadores de ar existente no mercado. Ele possui as vantagens de um sistema de ar condicionado central - onde uma unica unidade externa (condensadora) pode atender diversas unidades internas (evaporadoras) - porém com as vantagens do sistema split convencional - onde cada ambiente pode ser sua temperatura configurada separadamente. 

O VRF também possui compressores inverter e gás refrigerante ecológicos. Isso siginifca que o compressor não trabalha como os comprossores antigos, na forma liga e desliga, evitando assim picos de energia e aumentando o consumo de energia elétrcia. A tecnologia inverter ao contrário, aumenta e reduz a utilização do compressor de arcodo com a necessidade, nunca desligando o compressor (enquanto o equipamento estiver ligado). Para entender melhor, ela funciona como um carro em um congestionamento. Ao inves de acelerar rapido quando o congestionamento anda e parar de uma vez quando os outros carros param, ele anda sempre a 20 km/h, ou aumentando a velocidade quando necessário, mas nunca parando o carro. Esse tipo de direção, como se sabe, reduz e muito o consumo de gasolina. O mesmo ocorre com a eletricidade. 

Ideal para seu projeto

Por ser flexível e possuir diversos modelos de unidades internas como hi-wall, cassete, duto e piso teto, o VRF atende qualquer necessidade de seu projeto tanto internamente, quanto externamente.  Um sistema pode chegar facilmente a 64 evaporadoras (unidades internas), o que o torna o sistema ideal para refrigerar grandes edifícios. Mas não se engane, ele também pode ser usado em residências amplas e em apartamentos. Neste ultimo por exemplo é, em muitos dos casos, o mais indicado, por não necessitar de muito espaço (algo raro em sacadas e áreas técnicas de apartamentos residenciais).   

Por ser um equipamento desenvolvido para construções de grande porte, a linha frigorígena, ou seja, a tubulação de cobre entre a parte interna e a parte externa pode ser bem longa. Muito mais que dos equipamentos convencionais e até de alguns modelos de ar condicionado multi split.

Qual vrf é o melhor para meu projeto?

O ar condicionado vrf é uma tecnologia em que muitos fabricantes já investem, e por isso, existem muitos tipos, modelos, capacidades e nomes por ai. Saber qual o melhor para seu projeto vai além de gostar desta ou daquela marca. Pois as especificações de um fabricante podem ser diferentes de outros, tornando cada equipamento único. Por isso é importante a visita de um engenheiro técnico ao seu empreendimento, ou a analise do seu projeto por empresa especializada. 

Para você ficar um pouco mais familiarizado com os modelos de vrf disponíveis, vamos lhe apresentar os principais fabricantes:

A LG, uma das pinoneiras do sistema split no Brasil, possúi dois modelos de vrf a ar. O LG Multi V 5 é sua linha de vrf de alta capacidade, indicado para grandes projetos e edifícios. Um dos seus maiores diferenciais é a redução de até 23% do espaço necessário para a condensadora e 15% no peso do produto. O Multi V S é seu irmão menor, indicado para residências e apartamentos. Com ele é possível instalar de 4 a 12 evaporadoras (unidades internas).

A Samsung, mundialmente conhecida por seus televisores e smartphones, possui também sua linha de split vrf. O Samsung DVM é conta com a tecnologia e a beleza da empresa Sul Coreana. Um dos diferenciais da Samsung são os cassetes de uma via, ideal para quartos e ambientes pequenos, e os novos cassete 360, que por terem grelha cricular, refrigeram o ambiente de forma mais uniforme.  

A Daikin é sem dúvida a marca japonesa que mais cresce no Brasil, e por isso não está de fora na corrida do vrf. O Daikin VRV Inova é o produto de alta capacidade da fabricante japonesa. Seu irmão menor, o Daikin VRF Fit é mais compacto e por isso indicado para residências e apartamentos. Um dos diferenciais da Daikin é a durabilidade e a eficiência de seu ar condicionado. 

A Midea Carrier une a capacidade produtiva do maior fabricante de ar condicionado do mundo, a Midea, com a tradição e pioneirismo da norte amerciana Carrier. Juntas elas possuem uma gama de produtos que com certeza podem atender qualquer demanda de seu projeto. O VRF Midea Mini MDV é ideal para ambientes com pequeno espaço para a condensadora. É indicado para apartamentos. Como diferencial possuí uma das menores condensadoras do mercado. O Midea V4+I é um modelo intermediário e pode ser a splução perfeita para grandes apartamentos, residências e até pequenos escritórios. Se você deseja refrigerar um prédio inteiro, está procurando então o Midea MV5 X. Ideal para grandes projetos ele é moderno e possui uma das unidades externas mais bonitas do mercado. O Midea MDV4+R também indicado para grandes obras pode com uma unica unidade externa refrigerar até 32 unidades internas. Isso com uma distância de até 300 metros e um desnível de até 50 metros. 

É importante ressaltar que emabixo do guarda-chuva da gigante Midea Carrier também estão os equipamentos vrf da Toshiba. Disponível em diversos tamanhos, capacidades e necessidades, o Toshiba VRF pode ser utilizado em pequenos escritórios, apartamentos e residências com sua linha Mini SMMS, ou ser utilizado também em grandes obras com sua linha SMMS e SHRM. 

A Hitachi, subsidiária da Johnson Controls, também possuí uma extensa linha de ar condicionados vrf que podem atender diversas necessidades. Suas linhas de menor porte, Hitachi Set Free é dividida entre a Set Free Front Flow, e a Set Free M2. Ambas possuem descarga horizontal de ar e capacidades que partem de 4 HPs e 4 unidades internas até 12 HPs com 10 unidades internas. Para obras maiores a Hitachi criou as linhas Set Free Sigma e Set Free Eco Flex II  com capacidades de até 54 HPs.

Diferenciais do ar condicionado VRF/VRV

Sem dúvida a linha VRF e VRV de condicionadores de ar é a que têm e maior gama de diferenciais em relação a qualquer outro sistema de frefrigeração a ar. Vamos a eles:

  • Permite que em um unico sistema sejam instalados até 64 unidades internas. 
  • Redução de espaço externo. Um sistema de VRF utiliza menos espaço externo que os sistemas convencionais. 
  • Atende longas distências e desníveis. Ideais para edifícios e grandes residências.
  • É muito eficiente energeticamente.
  • Possibilidade de utilizar diferentes modelos de evaporadoras (hi-wall, cassete, duto e piso teto)
  • Alta tecnologia e controle via internet.
  • Controle individual de temperaduta por ambiente.

 

A instalação do VRF/VRV

Como tudo equipamento de alta tecnologia, o ar condicionado vrf requer uma instalação por empresa certificada e credenciada pelos respectivos fabricantes. Isso por que a inatalação é um processo técnico que não pode e não deve ser realizada por pessoa ou empresa não especializada. 

A instalação com empresa credenciada é o que faz com que a garantia do seu equipamento seja maior do que a garantia legal de 90 dias, e em alguns casos a partida dos equipamentos é feita com acompanhamento do próprio fabricante do equipamento. 

Fale agora com a nossa equipe de especialistas sobre seu projeto vrf para que possamos lhe enviar um orçamento sem compromisso. Ligue agora!